| hmin
A campanha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, será intensificada a partir desta segunda-feira, dia 4, no Rio Grande do Sul. No final da manhã, cinco ônibus com agentes de saúde devem partir do Centro Administrativo do Estado em direção ao bairro Partenon, em Porto Alegre, e às cidades de Gravataí e Guaíba, além de Cachoeirinha e Eldorado do Sul. A expectativa é de que os 400 agentes treinados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) estejam em ação até sexta-feira.
Os profissionais – usando jalecos cor de laranja com logotipo da campanha e identificados por crachá – atuarão das 8h30min às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, as equipes retornarão às casas que não forem encontrados moradores durante a semana. Na fronteira com a Argentina, serão distribuídos folhetos com informações em português e espanhol.
Para a intensificação das ações de prevenção da dengue no Interior, haverá um repasse extra de R$ 1,7 mil. Serão 575 contratações para 99 municípios. Foram priorizadas as áreas com foco do mosquito no ano passado – Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral.
O Rio de Janeiro enfrenta a sexta epidemia da doença, com um crescimento acelerado do número de casos de dengue hemorrágica e de mortes. No Rio Grande do Sul não há casos da doença comprovadamente contraída em solo gaúcho. Em 2001, no entanto, foram notificados 161 casos de suspeita de dengue no Estado. Desses, 33 tiveram confirmação laboratorial da doença. Em 2002, já foram 57 notificações. Os exames aguardam os resultados do laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, onde foram enviadas as amostras sorológicas.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.